Tuesday, January 30, 2007

Sony tem prejuízo com PlayStation 3

A Sony disse na terça-feira que seus lucros do terceiro trimestre fiscal diminuíram por causa das perdas sofridas com o seu novo console de videogame, o PlayStation 3. A unidade de games da empresa teve um prejuízo no período de 54,2 bilhões de yens.

O preço do console PlayStation 3 foi fixado abaixo de seu custo de produção. Essa foi a forma que os executivos da Sony estabeleceram para convencer os investidores de que, com o tempo, abocanhariam market share dos competidores (Nintendo e Microsoft) e, assim, poderiam ganhar escala.

Mas o que acontece é que apesar disso os preços ainda são altos. O console só vem atraindo os nerds obcecados por tecnologia e assustando o usuário médio, que quer um bom console a um preço razoável. O Nintendo Wii custa a metade (US$ 249) do modelo mais barato da Sony e o XBox 360, da Microsoft, tem preço mínimo de US$ 299. São preços muito mais atraentes do que o preço do Play 3, apesar deste último apresentar melhores gráficos e capacidade de processamento. E isso sem falar dos padrões da nova geração de DVDs, que opõem Microsoft e Sony. O padrão que dominar certamente fará a oposição perder mais dinheiro.

O que fica da história é que nem sempre a última tecnologia e a forma mais avançada de processamento ganha o jogo no mercado. É tudo uma questão de valor percebido pelo cliente. E nesse caso, ao que parece, as pessoas não percebem o que terão de retorno adicional em termos de valor se gastarem muito mais no Play 3. A Sony pode entrar numa sinuca de bico se não conseguir baixar seu custo de produção e o preço do console.

No comments: