Wednesday, January 24, 2007

Indicadores econômicos da semana - 22 a 26/01/2007

Temos um feriado nessa semana, mas isso não significa que não teremos dados importantes saindo do forno para avaliar o atual estado da economia brasileira e internacional (principalmente a americana).
Restringindo a análise, no Brasil os principais eventos serão o anúncio do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento e a decisão do BC sobre a taxa de juros básica da economia. A expectativa para o primeiro é de um conjunto de intenções em sua grande maioria financiadas pela iniciativa privada, outra parte de projetos que seriam realizados com ou sem PAC, e uma parcela menor do bolo total representado por investimentos governamentais em infra-estrutura.
Quem conhece meu outro blog sabe qual minha opinião sobre o atual governo e suas medidas para aparecer no Jornal Nacional e na Carta Capital. Não analiso o que penso disso neste espaço.
Com relação à taxa de juros, os dados indicam que não há o porquê do BC diminuir o ritmo de baixa dos juros, pelo menos nessa primeira reunião. Apesar dos indicadores de atividade econômica demorarem alguns meses para exibir o resultado da diminuição dos juros (o que favoreceria a análise mais conservadora), as projeções de mercado para inflação, mesmo que o BC baixe em 0,5% p.p. a taxa nesse momento, ainda são de atingimento de meta para 2007. Portanto, o BC não deveria alterar o ritmo neste começo de ano a meu ver.´
Agora é esperar para ver.

No comments: