Wednesday, January 24, 2007

Copom corta juros em 0,25 p.p.

Em decisão hoje à tarde, o Copom decidiu cortar a taxa de juros básica da economia em 0,25 ponto percetual, de 13,25% para 13%.
Levando-se em conta o momento conjuntural da decisão (alguns dias após o anúncio, pelo governo, de um programa de crescimento), não há como concluir de maneira diferente: é evidente o sinal que o BC quer mandar para os agentes: está preocupado tanto com os efeitos sobre a economia real das diminuições anteriores do juro como com as características do tal do PAC.
Como se sabe, os efeitos de uma redução nos juros básicos levam alguns meses para atingir a economia real. Como o BC iniciou seus cortes no ano passado, teremos neste ano a maior parte dos efeitos destas reduções.
Com essa decisão, o BC também emite claros sinais de preocupação com o PAC. O programa é baseado em aumento dos gastos governamentais, em parte. E está calcado, entre outras variáveis, no corte mais agressivo das taxas de juros, como afirmou o Sr. Presidente da República. Ou seja: para o PAC funcionar, os juros devem cair mais; só que para os juros cairem mais, o país precisa investir > crescer. É o próprio cachorro correndo atrás do rabo.
Além disso, a teoria econômica nos ensina que para cada objetivo, um instrumento. Ou seja, para o controle inflacionário, o instrumento juros. Não se pode querer usar os juros (mesmo instrumento) para estimular crescimento (outro objetivo).
Por fim, acho engraçado o governo reclamar do conservadorismo do BC. Ao que parece, um auxiliar próximo do presidente comentou: “Com essa decisão, o Banco Central demonstra uma total falta de sensibilidade com o novo momento vivido pelo governo, hoje inteiramente voltado para a obtenção de taxas mais robustas de crescimento econômico.”
É O CONTRÁRIO!!! Com essa decisão, o BC demonstra TOTAL consonância com as decisões do governo na área fiscal!! O BC é responsável demais para permitir um recrudescimento da inflação. Ele é responsável pelo controle dos preços. Por favor, não insultem a inteligência dos poucos que entendem que o BC não tem nada a ver com crescimento.
Esse mesmo auxiliar argumenta que a decisão de diminuir somente 0,25 p.p. não foi unânime (3 x 2). Ele só se esqueceu de dizer que na reunião anterior, havia 3 integrantes a favor de redução de 0,5 p.p.. Ou seja: novas informações fizeram com que um desses pendesse para o lado mais conservador dessa vez. Que novas informações? Alguém quer chutar? O PAC, lógico.
Além disso, o tal auxiliar deve ser lembrado que uma decisão pode ser implementada somente com a maioria, e não com unanimidade. Isso é para ditaduras, como a do seu (e de Nosso Guia) amigo da Venezuela.
Enfim, todo mundo reclama de um BC conservador. Ao fazê-lo, embaralham as coisas, sem se lembrar de seu principal objetivo. Mas é isso aí mesmo, alguns querem esclarecer; a maioria quer é confundir.

No comments: