Wednesday, February 07, 2007

"Mr Lula da Silva deveria fazer o mesmo"

07/02/2007 - 12h20
'Financial Times' diz que Brasil só cresce com reforma trabalhista e previdenciária

SÃO PAULO - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um passo à frente, mas nem de perto suficiente para o Brasil conseguir crescer no mesmo ritmo de seus concorrentes europeus e asiáticos, afirma o editorial "As tímidas reformas de Lula", do jornal britânico "Financial Times".

"O presidente deveria ter sido mais corajoso" , diz o texto. "Com altos níveis de apoio popular e condições favoráveis nos mercados financeiros internacionais, esse teria sido o momento ideal para começar uma reforma, longamente adiada, das leis trabalhistas, das quais algumas datam da década de 1930."

Para o FT, apenas com a reforma trabalhista e do sistema previdenciário o Brasil poderá ampliar seu ritmo de crescimento.

O diário econômico britânico chamou a Previdência Social brasileira de "absurdamente injusta" e a lei trabalhista de "antiquada". O editorial diz que o sistema previdenciário acaba "beneficiando grupos seletos de trabalhadores de elite em estatais" e funcionários públicos, terminando por afastar os mais pobres do mercado formal de trabalho.

"Muitos trabalhadores ainda se aposentam com pouco mais de 50 anos. Em muitos grupos privilegiados, como os militares e o Judiciário, benefícios generosos são estendidos aos familiares através de gerações", afirma o FT.

O editorial lamenta que as duas reformas estejam fora das prioridades do governo brasileiro.

"Mudanças no sistema previdenciário deverão ser debatidas, mas parecem improváveis de acontecer; a reforma trabalhista está -dizem ministros- fora da agenda. É uma pena. Sociais-democratas no vizinho Chile (e na Europa) beneficiaram seu país ao abraçar reformas modernizadoras. Mr Lula da Silva deveria fazer o mesmo."

De qualquer forma, o FT reconhece que elevar os investimentos em infra-estrutura é imprescindível para sustentar um maior crescimento econômico.

O PAC, diz o jornal, propõe iniciativas amparado pela estabilidade conquistada nos últimos quatro anos para melhorar a qualidade dos transportes e para ampliar os incentivos aos investidores.

"Medidas para impulsionar os investimentos em infra-estrutura são muito necessários se o Brasil quiser se expandir acima da média de 2,5% anuais registrada nos anos recentes", afirma o editorial. "Mas o novo pacote de Mr Lula da Silva não chega nem perto do ideal."

2 comments:

Pri Tescaro said...

Oi......... desistiu do blog??? Faz um tempo que você não escreve por aqui.

Beijo

Mônica said...

tu não vai atualizar isso????