Thursday, February 01, 2007

A lógica econômica do iPhone - parte 2

Continuando com a análise do lançamento do iPhone no mercado norte-americano.

3- As empresas adotarão o iPhone?

Se uma empresa já está sob contrato com a divisão empresarial da Cingular, será fácil a elas adicionarem o iPhone à lista de aparelhos disponíveis para seus empregados. Entretanto, o iPhone é significativamente mais caro que o BlackBerry mais barato, e não se acredita que as empresas pagarão um “premium price” pelas funcionalidades de mídia adicionais do novo aparelho. Assim, apesar de não se esperar adoção geral do iPhone pelas empresas, a maioria dos funcionários carregam um aparelho particular, um aparelho da empresa para checagem de e-mails e possivelmente um iPod. E estes funcionários em especial serão os candidatos potenciais para a troca para o iPhone (que é um 3 em 1).

4- o iPhone estará disponível para outras operadoras?

A Apple e a Cingular assinaram um acordo exclusivo de dois anos. Entretanto, não está claro se o contrato aplica-se somente a este modelo do iPhone ou também aos futuros modelos lançados durante o período do contrato. Acredita-se que a Apple lançará novos modelos rapidamente (como faz com o iPod) e que esses modelos estarão eventualmente disponíveis para outras operadoras, possivelmente até mesmo antes do contrato com a Cingular expirar. Com isso, o mercado potencial automaticamente aumenta para além dos 58 milhões de assinantes da Cingular. Certamente a Apple usará outras operadoras em outros países; a empresa indicou que pretende expandir a distribuição do iPhone para a Europa no quarto trimestre de 2007 e para a Ásia em 2008. Como consequência, a empresa deverá desenvolver outras versões do iPhone para estes mercados (CDMA etc.), que também serão vendidos em parceria com outras operadoras nos EUA, logo após ou até mesmo antes do acordo de exclusividade com a Cingular expirar.

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