Friday, September 29, 2006

Nova previsão do PIBinho (para baixo, claro)

O Banco Central divulgou ontem o relatório trimestral de inflação de Setembro, onde mostra as previsões de inflação corrente e futura e do crescimento do PIB, entre outras coisas.
O BC reduziu sua previsão de inflação para este ano de 3,8% para 3,4%, e para 2007 aumentou, de 4,2% para 4,3. Além disso, reduziu sua previsão de crescimento do PIB deste ano de 4% para 3,5%.
Só o BC ainda não sabia que o PIB não iria crescer 4%. Mas fora isso, o que mais me chamou a atenção na mudança da previsão foi o lado da demanda do PIB (que pode ser analisado sob diversas óticas, entre elas a ótica da demanda): de todos os itens que formam a demanda do PIB (Formação Bruta de Capital Fixo, ou Investimentos; Consumo familiar; Exportações; Importações; Consumo do governo), TODOS, com exceção do consumo do governo, apresentaram redução (ver quadro):

O que isso quer dizer? Quer dizer que o setor privado vai crescer menos e o setor público, aumentar seus gastos. O aumento dos gastos do governo impediu que o PIB caísse mais do que o projetado no novo relatório do BC.
Em resumo: o PIB não vai cair mais porque o governo vem gastando muito. Isso é mau sinal.

No comments: