Tuesday, September 19, 2006

Freud explica - 1

Página 4 do jornal O Estado de S. Paulo de hoje.
***************
Envolvimento com dossiê Vedoin derruba assessor especial de Lula
Procurador da República cogitava ontem pedir a prisão preventiva de Freud Godoy, que depôs na PF
Tânia Monteiro Bruno Winckler Paulo Baraldi
O assessor especial da Secretaria Particular da Presidência da República Freud Godoy, apontado como o petista que contratou os intermediários do dossiê Vedoin, caiu ontem.
Freud acertou sua saída com o Planalto depois de conversar de manhã ao telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Oficialmente Freud deixa o governo por vontade própria.
Como informou o
Estado ontem, o assessor da Presidência foi envolvido a partir de depoimento dado à PF por um dos presos no caso. Na sexta-feira, a PF deteve Gedimar Passos e Valdebran Padilha com R$ 1,75 milhão em um hotel de São Paulo. O dinheiro seria entregue a Luiz Antônio Vedoin, dono da empresa que atuava como pivô da máfia dos sanguessugas. Gedimar disse ao depor que a operação foi acertada com alguém chamado Froude ou Freud.
A PF suspeita que o dinheiro serviria para pagar Vedoin por dossiê destinado a ligar candidatos tucanos ao esquema de venda de ambulâncias superfaturadas. Outra possibilidade é que a quantia servisse para remunerar entrevista concedida por Vedoin à revista
IstoÉ,na qual ele faz acusações contra José Serra, ex-ministro da Saúde, e seu sucessor, Barjas Negri.
Freud é muito próximo do presidente Lula, com quem trabalhou desde os anos 80. Ontem, foi Lula quem ligou para ele. O presidente tinha pressa em resolver o futuro do auxiliar porque, no fim da manhã, deveria embarcar para Nova York.
Lula teria ficado irritado com o
envolvimento no caso de alguém tão próximo dele. 'Pode dormir tranqüilo que tenho como provar que não tenho nada com isso', teria dito Freud ao presidente, segundo relatou mais tarde. No Planalto, colaboradores divulgaram a versão de que o presidente acreditou nele. Mesmo assim, disseram, Lula decidiu afastá-lo.
Decidido o desenlace, foi montada operação para concretizá-lo. Freud fez um pedido de demissão, encaminhado via e-mail para o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, a quem ele está subordinado. A saída de Freud também passou pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil. Com os procedimentos, o presidente Lula acabou embarcando para os EUA com mais de uma hora de atraso. No Diário Oficial da União de hoje, a saída deve aparecer como 'a pedido'.
No início da tarde, Freud se apresentou à PF em São Paulo.
Segundo seu advogado, Augus
to Botelho, houve acareação com Gedimar, que preferiu se manter em silêncio. Botelho considerou a acusação contra Freud 'inverídica, absurda e fantasiosa'. O advogado disse acreditar que Freud foi apontado como contratante por ter nome 'quase cinematográfico' e 'muito fácil de falar'.
O procurador da República Mário Lúcio Avelar cogitava ontem pedir a prisão preventiva de Freud.

No comments: