Tuesday, July 18, 2006

Cresce chance de 2º turno entre Lula e Alckmin

Talvez tenhamos acordado e percebido que nem tudo é o que parece ser. Talvez. Mas aí, como sempre digo, cada país tem o presidente que merece.
É esperar para ver.

18/07/2006 - 20h48
Cresce chance de 2º turno entre Lula e Alckmin, aponta Datafolha
Da Redação
Em São Paulo


Aumentou a possibilidade de haver um segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (18/07) pelo Jornal Nacional, da Rede Globo.

Lula aparece com 52% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, é necessário obter 50% mais um dos votos válidos. A vantagem do petista está no limite da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No último levantamento do Datafolha, realizado nos dias 28 e 29 de junho, Lula tinha 54% dos votos válidos.

Em um eventual segundo turno, Lula obteria 50% dos votos e Alckmin, 40%. Os números mostram estabilidade com relação à pesquisa de junho, quando Lula obteve 51%, e Alckmin, 40%.

O petista lidera a corrida presidencial com 44% da intenção de votos. Alckmin aparece com 28%. Os números refletem oscilações dos candidatos dentro da margem de erro com relação à última pesquisa do Datafolha, em que Lula tinha 46% e Alckmin, 29%.

Heloísa Helena aparece em terceiro com 10% de intenção de votos, o que representa um crescimento de quatro pontos percentuais sobre o que a candidata do PSOL obteve na pesquisa de junho (6%).

Depois de Heloísa Helena, aparecem Cristovam Buarque, do PDT, José Maria Eymael, do PSDC, e Rui Costa Pimenta, do PCO, com 1% cada. Eleitores indecisos correspondem a 8%. Aqueles que pretendem anular o voto ou votar em branco somam 7% do eleitorado.

O Datafolha ouviu 6.284 pessoas entre os dias 17 e 18 de julho (segunda e terça-feira). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 11149/2006.

No comments: