E não gostei. Visualmente falando, é claro. Ontem, a Microsoft anunciou que o novo player, provavelmente chamado 'Zune', é uma "família de produtos em hardware e software" que "agregará tecnologia e comunidade para permitir que clientes explorem e descubram músicas juntos". O produto estará à venda antes do Natal. Vejam a foto:
Reprodução |
![]() |
Vamos por partes.
Se se trata de família de produtos, esperemos a mãe e os filhinhos. É quase certeza de que Bill lançará diversas linhas do mesmo produto, nos moldes do iPod de 60GB, do Nano, do iPod U2 etc.
Mas é uma família de hardware E software. Então, vai ter loja de música.
E agregará tecnologia e comunidade para permitir que clientes explorem e descubram músicas juntos. Hmmmm...vejo aqui uma funcionalidade que permita troca de músicas entre usuários, possivelmente download de .mp3 pelo próprio aparelhinho, sem necessidade de entrarmos na loja virtual e baixarmos nossas músicas primeiro para o computador. Além disso, fontes afirmam que a empresa vem analisando uns oito cenários de interação wireless, desde a compra até um cenário em que usuários possam ouvir amostras de músicas de outros tocadores que estejam próximos ao seu e dentro de um hotspot wireless.
Além disso, os usuários poderão ver os playlists um do outro e dar recomendações de músicas e amostras de músicas.
O produto também terá interação com PC's e o console de videogame da Microsoft, o Xbox.
O grupo também divulgou em um comunicado "o novo projeto de música e entretenimento", o que dá pano pra manga, pois eu, pelo menos, entendi que o 'Zune' também vai agregar vídeos além de música.
Bom...desculpem-me os entusiastas da Microsoft, mas pra mim isso não é iPod killer! A única funcionalidade que vejo diferente do que o iPod tem hoje é o download wireless das músicas para o aparelho e a interação entre usuários. Mas convenhamos, mais cedo ou mais tarde (provavelmente mais cedo do que todo mundo imagina, mais precisamente no próximo dia 7, na conferência de desenvolvedores Mac), o Sr. Steve Jobs anunciará algo do gênero.
E quanto ao visual? Talvez uma tela melhor, mas que não compensa o design meio pobre para mim.
Resta saber agora sobre a facilidade de uso.
Entretanto, o fato de aparentemente ser difícil enfrentar o iPod não significa que o 'Zune' não irá alterar a dinâmica competitiva e estratégica desse mercado. No próximo post, comentarei as implicações econômico-estratégicas da entrada deste novo player no setor de música digital.
technorati tags:Zune, iPod, Microsoft, Apple, Xbox
Blogged with Flock
No comments:
Post a Comment